Dicas 2

Como otimizar o PUBG e aumentar o FPS

pubg-fps-chickendinner

PlayerUnknown’s Battlegrounds é o jogo de PC mais jogado atualmente, tendo picos de até 2.500.000 jogadores simultâneos pelo Steam. Entretanto, o PUBG ainda está em desenvolvimento e algo que não foi corrigido ainda é a otimização do jogo. Mesmo quem tem um hardware atual está sofrendo com FPS baixo e, enquanto os desenvolvedores não melhorarem o jogo, vou dar algumas dicas para aumentar os seus.

Vale lembrar também que essas dicas ajudam bastante quem quer jogar de maneira competitiva, já que além do jogo ficar mais rápido e suave, ficará mais fácil de ver os inimigos.

Configuração mínima de hardware

Vamos começar com a configuração mínima para rodar o PUBG de acordo com a Blue Hole:

  • Sistema Operacional: 64-bit Windows 7, 8.1, ou 10
  • CPU: Intel Core i3-4340 ou AMD FX-6300
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 660 2GB ou AMD Radeon HD 7850 2GB
  • Memória: 6 GB
  • Espaço em Disco: 30 GB
  • DirectX: 11.1

Se você não tiver pelo menos essa configuração de hardware, infelizmente não existe milagre de configuração para que você consiga jogar. O melhor é comprar um computador novo.

Configurações de Gráficos

Essas são as configurações que você deve fazer nas opções de gráficos dentro do PUBG. Vou explicar um pouco sobre cada uma para que você decida se quer seguir a minha recomendação ou se quer mudar para o seu gosto.

Qualidade (Quality)

Escolhendo uma das opções aqui você terá uma configuração padrão definida pelo próprio jogo de acordo com a qualidade escolhida. Todas as opções abaixo são alteradas automaticamente e todos os itens ficam com a mesma opção de qualidade. É a forma mais rápida para diminuir ou aumentar o gráfico, mas a melhor é ajustar os itens separadamente.

Para mostrar a diferença entre a qualidade mais alta e a mais baixa, coloquei uma galeria abaixo com imagens feitas por Chris Jarrard do site Shack News.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escala do ecrã (Resolution)

Nenhum segredo aqui, essa opção define da resolução de renderização do jogo. Em 100% a renderização será feita no tamanho exato da resolução que você utiliza no monitor. Se colocar uma porcentagem maior, o jogo fará o gráfico em uma resolução maior e sua tela vai reduzir. Pode parecer meio estranho, mas isso melhora bastante a qualidade da imagem.

A idéia aqui é que se você tem problemas com FPS, nunca deixe a porcentagem maior do que 100%. Em casos extremos você pode baixar para 90%, mas não vai ficar muito bom. Recomendação: 100.

Anti-Aliasing

Anti-Aliasing é o que tira aquele serrilhado na borda dos objetos e personagens do PUBG. Quanto mais baixo, mais serrilhado o jogo terá e quanto mais alto mais suave as bordas estarão e tudo vai parecer mais conectado com o cenário. Essa opção não prejudica tanto o FPS, mas com mais serrilhado é mais fácil ver os inimigos de longe. Recomendação: Muito Baixa (Very Low).

Pós-Processamento (Post-processing)

Pós-Processamento engloba vários efeitos visuais diferentes, como profundidade de campo, grade de cores e oclusão de ambiente. Infelizmente não é possível ajustar cada efeito individualmente. Diferente do Anti-Aliasing essa opção muda mais o FPS, mas não faz muita diferença na visualização de inimigos, então vai do seu gosto e do seu hardware. Recomendação: Muito Baixa (Very Low).

Sombras (Shadows)

No início do PUBG, essa opção diminuía a quantidade de sombras, chegando ao ponto do jogo ficar sem sombra alguma se fosse colocada no mínimo. Como muitos jogadores usavam isso como uma vantagem para ver os inimigos que estavam se escondendo, os desenvolvedores mudaram um pouco as coisas.

Hoje não é possível retirar as sombras, mas sim alterar a sua qualidade gráfica. Elas afetam bastante o FPS, então como visualmente já não tem mais muita diferença, fica fácil decidir. Recomendação: Muito Baixa (Very Low).

Textura (Textures)

Cansado de deixar todas as opções no mínimo? Então fique feliz, porque chegamos na primeira em que você pode aumentar um pouco. As texturas afetam o visual das texturas (jura?). Ela afeta pouco no desempenho da GPU, mas utiliza bastante memória dela. Se você tiver uma GPU com 6GB de vram ou mais, pode colocar no máximo. Recomendação: Médio (Medium).

Efeitos (Effects)

Os efeitos são visualmente muito bonitos, mas afetam muito o FPS. São as explosões, as granadas, o brilho dos tiros, o reflexo da água e coisas assim. O problema aqui é que diferente das outras opções, o peso dos efeitos são pontuais. Talvez você consiga jogar com eles no máximo, mas no momento em que alguém jogar uma granada de fumaça o seu FPS caia e isso vai te prejudicar na hora mais crítica. Recomendação: Muito Baixa (Very Low).

Vegetação (Foliage)

Ahhhh a vegetação, nada como um mapa cheio de arvores, moitas e grama verdinha e bonita. Infelizmente como você já deve ter percebido, no PUBG tem muita vegetação e isso afeta bastante o FPS. Além de outro detalhe que eu sei que você já fez: se esconder dentro das moitas para não ser visto pelos inimigos. Com vegetação no mínimo fica mais fácil de encontrar esses Zé Moitinhas. Recomendação: Muito Baixa (Very Low).

Distância de Visão (Distance View)

Essa configuração define a distância em que as construções e itens serão renderizadas com qualidade. Quando você estiver no chão, a maior diferença será nos pontos de referência ao longe, como pontes e torres que aparecerão melhores. A melhor parte é quando você pula do avião, já que consegue escolher melhor o local do pouso observando bem as construções e já procurando armas antes mesmo de tocar o solo. Recomendação: Alta (High).

EsbaterMovimento (MotionBlur)

Já falei o quanto odeio essa tradução misturando português brasileiro com o de Portugal? Acho que fica ruim para os jogadores dos dois países. Enfim… MotionBlur é aquele desfoque de visão quando você se move rápido para os lados ou para frente. Eu particularmente não gosto de MotionBlur em nenhum jogo, ainda mais no PUBG que apesar de não afetar o FPS, vai deixar mais difícil a visualização de inimigos. Recomendação: Desligada.

SincronizaçãoVertical (V-Sync)

Sincronização vertical faz com que o FPS fique sempre no mesmo número da taxa de atualizações de quadro do seu monitor, na maioria dos casos 60. É claro que isso só vai funcionar se você estiver com mais de 60 FPS. Se com essas configurações indicadas você conseguir jogar com mais de 60 FPS, eu recomendo para deixar a taxa de FPS sempre constante e sem variações.

Dica: Essas configurações recomendadas que eu passei são uma base para você fazer a sua própria. Você pode colocar essas, entrar na partida e ir aumentando ou reduzindo de acordo com o seu gosto e verificando o FPS.

Configurar a Inicialização

Essa dica é um pouco controvérsia porque de acordo com as mudanças do jogo ela pode não fazer diferença. Como é fácil de adicionar e retirar eu vou deixar aqui para você testar.

Clique com o botão direito no PlayerUnknown’s Battlegrounds da sua biblioteca de jogos do Steam e entre nas opções. Nas abas acima, encontre a opção de inicialização e coloque isso no campo de texto: -malloc=system +mat_antialias 0 window -USEALLAVAILABLECORES -sm4.


Espero que essas dicas sejam úteis para você. Se tiver alguma outra recomendação, por favor coloque nos comentários para que esse post sempre fique atualizado e ajude outras pessoas.

Depois de ler esse post, veja a nossa nova versão atualizada para o PUBG 1.0. Clique aqui.